Quanto tempo sem minhas escritas sobre “O avarento”. Ou melhor, sobre “O mão de vaca”

Gostaria de retornar, depois da minha grande pausa de festas de fim de ano, com algumas palavras de Augusto Boal, lidas em uma revista de Teatro de Rua. Vamos lá:

Agora acabou a ficção que fazemos no dia-a-dia.. Quando cruzarem esses bambus, lá no palco, nenhum de vocês tem o direito de mentir. Teatro é a Verdade Escondida.

Quis começar com as palavras deles por acreditar que o palhaço é essa “verdade escondida”. Pensei em mim, em meu grupo e no processo que atualmente nos encontramos, ou que, por vezes, nos desencontramos. De imediato me fez pensar nos ensaios e na falta de alguma coisa. Sentia que ensaiávamos, ensaiávamos e parecia que nada andava. Nada também é um exagero meu. Progredimos bastante, o espetáculo já está encaminhado, mas não o que deveria, na minha opinião, já que em março iremos completar um ano de trabalho. Várias vezes conversamos, para entender se existia algum problema. As vezes tínhamos as respostas, outras vezes não. O texto, a rua, o desnudamento diante do público na rua… Nos amendrontaram? Nos bloquearam? Mostraram nossas fraquezas?

Bem, devido a isso, Marton nos propôs que neste mês de janeiro os ensaios fossem em espaços fechados, para que resolvêssemos os entraves e ajustássemos as cenas que já estavam marcadas. No início não gostei muito da ideia, pois gostei de ensaiar na rua, mas entendi que precisavamos trabalhar a sós. Por isso os ensaios estão sendo todos os dias, na Escola de Teatro e Dança da UFPA. Gostaria de deixar meu OBRIGADA registrado a Direção da Escola.

E assim estamos, e adianto que está sendo produtivo, já construímos o final do espetáculo, diferente o do texto original. Os ensaios fechados estão rendendo…

Bises,

Su.

~ por suani correa em 18 janeiro 2010.

Deixe um comentário

 
